Warning: file_put_contents() [function.file-put-contents]: Only 0 of 5381 bytes written, possibly out of free disk space in /home/guiadesa/public_html/libraries/joomla/filesystem/file.php on line 406
São Francisco de Assis

 Igreja de São Francisco de Assis- uma das igrejas mais visitadas de São João del Rei! Conheça mais sobre ela!!!

      Beleza incomparável, estrutura baseada na arte barroca, área grande ao redor, estilo rústico. Essas são características relevantes sobre a Igreja de São Francisco de Assis, um dos pontos turísticos mais valorizados da cidade de São João del Rei.

       Criada no dia 09 de abril de 1967, com o decreto de Dom Delfim Ribeiro Guedes( bispo da época) a bela igreja teve sua planta desenhada por Antônio Francisco Lisboa - o Aleijadinho. Os detalhes mais aprimorados foram criados por Francisco de Lima Cerqueira (nascido em Portugal. Após vir para o Brasil, começou um trabalho em Vila Rica mas logo veio para São João del Rei e fez um excepcional trabalho com as igrejas Carmo e São Francisco).

        A igreja São Francisco foi criada para substituir a antiga capela de tamanho imensamente menor. Localiza-se na praça da cidade em um terreno elevado. O que a faz ficar ainda mais destacada na região.

       Atualmente a paróquia é formada por sete comunidades e é estendida até o Mosteiro São José, a Santa Casa e o 11° Batalhão de Infantaria.

       Como uma grande parte das igrejas da época colonial, possui sete altares. Todos revestidos por madeira e pintados por decapê branco. São eles:

 *Amor divino- apresenta Cristo descido da cruz para abraçar São Francisco.

*São Pedro de Alcântara- imagem de Santa Teresa e o menino Jesus.

*São Luís (antigo rei da França)-imagem de São João Batista.

*Santa Margarida de Cortona- imagem do corpo de São Francisco de Assis.

*São Lúcio e Santa Bona- altar dedicado aos bem casados. Venera São João Evangelista.

*São Francisco de Assis- altar do Sagrado Coração de Jesus.

A capela:

    A igreja possui cerca de 16 metros de comprimento e 8 de largura. Do lado de dentro as paredes são ligeiramente curvas e revestidas por talha dourada. Os degraus usados para chegar  até o altar são de cantaria assim como o resto do piso. A parte superior da capela é composta por uma gravura em relevo da Santíssima Trindade.

       Já no teto, pode-se observar um lustre todo feito de cristal colorido. É importante lembrar que existem apenas dois desse lustre no mundo tudo. O outro pode ser encontrado no museu de Versalles, em Paris.

 

Porta da igreja:

     Uma coisa que muitas pessoas não sabem sobre a porta da igreja de São Francisco de Assis é que em 1936, ela serviu de modelo para a Custódia da Prata Cinzelada ( um objeto de extremo valor histórico em Belo Horizonte. Se encontra atualmente na igreja Boa Viagem).

     As ombreiras da mesma foram feitos com blocos inteiros de pedras formando linhas verticais. Ao centro encontra-se três cabeças de anjos juntamente com a face delicada de Cristo. O número 774 entalhado na parte interior  da igreja representa o nome em que a fachada foi arrumada.

       Na parte de cima da obra de arte pode ser visto também uma coroa real
 e logo abaixo o símbolo do Divino Espírito Santo deixando claro o seu reinado por aquele terreno.
 Na parte superior foi colocado um delicado medalhão com a mensagem: "Tota pulchra es, Maria, et macula originalis no est in te" do latim:
 Tu és toda formosa , ó Maria, e não há nenhuma mancha do pecado original em ti .

 

     Com uma grande quantidade de visitações turisticas,a capela é um dos centros mais visitados de São João del Rei. Não perca a chance de conhecê-la!!!