Warning: file_put_contents() [function.file-put-contents]: Only 0 of 5381 bytes written, possibly out of free disk space in /home/guiadesa/public_html/libraries/joomla/filesystem/file.php on line 406
A História

SÃO JOÃO DEL REI: UMA CIDADE HISTÓRICA!

        A ocupação da cidade de São João del Rei (até então chamada de Arraial Novo do Rio das Mortes) aconteceu por volta de 1700 por Tomé Portes del-Rei que transformou a  cidade em um povoado. Portanto, ele foi considerado o fundador da atual cidade turística.

       Na região do Centro da cidade, Lourenço Costa descobriu o ouro por volta de 1704. Após a importante descoberta, as terras foram divididas visando o lucro através do ouro de aluvião.

       Com o passar do tempo, Manoel José de Barcelos descobriu que havia uma grande quantidade de ouro na encosta da Serra do Lenheiro (atual Tijuco). Esse acontecimento, fez com que surgisse um outro povoado que logo foi ocupado por bandeirantes e aventureiros com grande interesse no ouro. Logo, a futura cidade vai aos poucos se formando.

 

      ORIGEM DA GUERRA DOS EMBOABAS:

           Com o passar do tempo, os moradores da capitania de São Vicente se revoltaram contra os forasteiros que exploravam o ouro da região para enriquecer sua própria potência. De 1707 e 1709 houve uma grande revolta entre paulistas e (em sua maioria) portugueses. Dessa revolta, sai vitoriosa a colônia portuguesa que foi liderado por Manuel Nunes Viana.

       

       Em 1713 a localidade que antes era uma vila, finalmente ganha um nome e o devido reconhecimento. Em homenagem a Dom João V(rei de Portugal), decidem chamá-la de São João del Rei. Logo após sua formação até os tempos atuais, a cidade desenvolveu uma elevada produção mercantil e de vários gêneros alimentícios. Esses fatores permitem a cidade o crescimento da cidade.

       Em 1881 São João se desenvolve ainda mais após a criação da famosa Estrada de Ferro Central do Brasil. A criação da Companhia de Fiação trouxe a cidade, ainda mais impulso econômico. Inclusive, devido as atividade econômicas em estagio avançado praticadas na cidadezinha, São João del-Rei,  foi eleita a capital de Minas Gerais e só perdeu para Belo Horizonte após uma votação.

      Já em 1893 São João del Rei teve sua importância diminuída, mas ainda assim, possui até hoje uma excepcional cultura baseada em conceitos coloniais. Com uma qualidade bastante diversificada da arte barroca, a cidadezinha tem recebido cada vez mais turistas em busca do estilo arquitetônico e da beleza apresentada pela cidade.

 

Curiosidades São-joanenses...

*São João del Rei, possui muitas lendas. Tantas lendas que Lincoln de Souza, escreveu um livro com o nome “Contam que...” registrando as mesmas. O livro possui 12 histórias e teve uma grande aceitação pelo público.

*Todos os sinos da cidade possuem um nome. Em 1930 o sino da Igreja de São Francisco de Assis foi preso por matar o homem que estava tocando-o com uma pancada.

* A cidade abrigava o sobrado onde nasceu Tancredo Neves. Mas em  1995 houve um grande incêndio que fez com que só restassem as cinzas do lugar.

*São João del-rei foi batizada como a 4° Vila do Ouro em Minas Gerais.

*Em uma pesquisa feita em 1877 foi indicado que a “Cidade dos Sinos” possui: 8 praças, 28 ruas, 2112 casas habitadas, 20 desabitadas, 10.811 moradores urbanos, 2701 rurais, 238 estrangeiros, 4.082 pessoas alfabetizadas e 14 igrejas e capelas. Vale lembrar que depois dessa pesquisa, os números aumentaram consideravelmente.